5 dicas para ter um quarto ideal



Todos precisamos encontrar um ambiente calmo, tranquilo e aconchegante para que possamos relaxar, dormir e ter um sono saudável e equilibrado.

foto: freepik.com

Normalmente quando vamos montar um quarto nos preocupamos com temas, enxoval, a decoração e o estilo, sem levar em conta muitas vezes que estas escolhas podem influenciar em nosso sono. Para ter um quarto para um sono saudável e equilibrado, é importante se atentar para alguns  detalhes e levar em consideração alguns aspectos. Neste post relacionei algumas dicas para te ajudar nesta tarefa:

1. O quarto ideal para o sono saudável e equilibrado, a escolha das cores:

Para criar ambientes calmos e tranquilos, e  montar um quarto ideal para o sono saudável e equilibrado, opte por cores em tons suaves:  tons de azul que tem função antiestresse, os de verde que tem efeito calmante e  de lavanda que ajudam a relaxar.
Evite cores muito fortes e vibrantes, elas nos estimulam e podem provocar insônia.
Também não é necessário pintar todas as paredes de verde ou azul para relaxar; uma maneira prática de se conseguir bons resultados, é optar por uma base neutra, tons de palha, por exemplo e usar as cores no enxoval ou em uma parede.

2. O quarto ideal para o sono saudável e equilibrado, a iluminação:

O ideal é uma iluminação com dimer, principalmente em quartos de bebês, assim é possível ajustar a iluminação ao longo do dia.
A iluminação precisa ser indireta, este resultado pode ser obtido com iluminação embutida em forros de gesso, na marcenaria, ou simplesmente com o uso de abajures, pontos de luz e arandelas.

Enxoval em tons de verde e azul e iluminação indireta
Foto e Projeto: instagram @fernandamarquesarquiteta
Na janelas, bloqueie a iluminação externa evitando que qualquer iluminação mais forte atrapalhe o sono, para isto opte por cortinas de tecidos grossos ou do tipo "blackout".

3. O quarto ideal para o sono saudável e equilibrado, os estímulos

    O quarto é um lugar para descansar, por isso o ideal é evitar  aparelhos eletrônicos como TV, computadores e telefones, os elementos de interferência. Nos quartos de bebês e crianças, evitar brinquedos na cama e o móbile na hora de dormir.

    4. O quarto ideal para o sono saudável e equilibrado, ambiente:

    O ambiente precisa ser arejado, limpo, não limpo só de pó, mas de excesso de coisas, de informações. Evite deixar coisas empilhadas, espalhadas ou bagunçadas no quarto.
    Para proporcionar relaxamento, uma boa saída é o uso de essências como a de lavanda que acalma e ajuda a dormir.
    Para dias mais secos, o uso de um umidificador pode ajudar a melhorar a qualidade do ar.

    5. O quarto ideal para o sono saudável e equilibrado, o conforto térmico:

    A temperatura precisa ser agradável, durante o frio, enxovais mais "pesados" , cobertores e mantas, no calor lençois de algodão leve e "respiraveis".
    Para regiões mais quentes, o piso frio é o ideal, para as de climas frio ou mais amenos, o piso de madeira é um ótimo aliado.
    Caso decida usar o ar condicionado, cuidado para não deixar o ar muito ressacado; no quarto de bebês ele deve ficar na cabeceira do berço evitando que o ar frio vá direto para o bebê.

    Com estas dicas, você pode ter um quarto ideal para o sono saudável e equilibrado, acordar mais disposto e ter uma vida mais saudável.

    Espero que tenham gostado,

    Até a próxima.


    Anna Peppe

    Nota: O conteúdo deste post tem um caráter exclusivamente informativo e de entretenimento, não constituindo um parecer médico ou de saúde. O ideal é sempre recorrer a um profissional.


    8 comentários:

    1. Anne adorei as dicas. No quarto do meu pequeno, optei pelas cartelas de cores para proporcionar um ambiente mais calmo... Optei nos tons azul e amarelo pastel. Porém, não sabia do uso do móbile, que acabei colocando. Realmente, um ambiente "limpo" de coisas proporciona maior relaxamento, não só para os pequenos, mas para nós. Digo isso, pois não consigo dormir bem quando o quarto está bagunçado ou com muitas coisas espalhadas. Beijos

      ResponderExcluir
    2. Com certeza Anna, para mim iluminação é tudo num ambiente, odeio luz branca me dá uma sensação ruim!! E cores em tons pastéis são minhas favoritas tb!!ótimas dicas! beijos

      ResponderExcluir
    3. Eu faço muita coisa errada, já que tenho TV no quarto e Melissa dorme comigo. Mas o bom do seu texto é que ele orienta para que a gente reveja o que tem demais atrapalhando a dinâmica do quarto e arrume. Excelente!!!

      ResponderExcluir
    4. Muitas dicas úteis e boas! Fica mais fácil de ter uma ideia de como montar o quartinho ideal!

      ResponderExcluir
    5. Adorei suas Dicas!!!!!!!! Muito bom o post!!!

      ResponderExcluir
    6. Dicas maravilhosas!! Adorei todas!!
      Bjs Tania

      ResponderExcluir
    7. Parabéns pelo post, as dicas são otimas! Já anotei para o quarto da Sophia!

      ResponderExcluir
    8. Anna incrivel o seu post como sempre voce arrasou.
      Essas dicas são otimas para bebe, criança e ate adulto.

      Grande beijo
      Mari
      Vamos Mamaes

      ResponderExcluir